foll

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Avesso Nietzsche.

Memorando, outubro de 2007.


Cético, não poético. Questiono. Meu dever é este e por mim, inverter, embaralhar. Tudo depende da forma como olhar.

Nietzsche é poetinha, enfiava bananas e no fundo fazia riminhas das quais participei esta sua grande idéia. Esta sua, ou não.

Assim como
ossos,
carne,
intestinos e
vasos sangüíneos
estão encerrados em uma pele
torna a visão do homem suportável
as agitações e paixões da alma
estão envolvidas pela vaidade;
ela é a pele da alma.

- Nietzsche.

Bonequinho do globo sentado, atento, quase um sorriso, interessadíssimo!


Depois de ler Vontade de potência(ou poder) e absorver o nilismo de Nietzsche (pela¹ de Zarathustra), o que ele mesmo conduz como nilismo passivo tal que de passivo é apenas o enfiar das bananas, posto que sua vontade absoluta gigantesca era tão social quanto à que ele pregava pura bobagem a desprender-se, devia expor o fantoche NiE. Bom, viva o socialismo, viva a revolucione, etc. e tal. A questão não é essa, falemos da poesia bela e pura de Nietzsche, que apesar de perguntar-se " Por que nasci tão provido de inteligência?" não percebera que também era ótimo com rimas e para falar de paixão. ²²²²²²²

¹- Pela, do verbo "pelar" o saco. Ou simplesmente, seguir o mesmo padrão de Zarathustra ou, claro, Kant camuflado. Camufladíssimo.

²²²²²²- Nada contra as idéias racionais e seu livro (vontade de potência - ensaio de uma transmutação de valores) é realmente grande fonte. Poesia é sátira ou talvez não. Banana é verdade, puríssima.

- OBS: rapidinha:

Nietzsche foi voluntario, enfermeiro na guerra Guerra franco-prussiano. Nietzsche antes de morrer teve acessos de loucura e "encarnava" cristo (ironia - tal que as pessoas viam como se ele tivesse feito de tudo para que desacreditassem nele.). Fica entre isto e entre o fato de ter feito tudo para a religião ficar fora dos contextos sociais. Admiro-o desta forma: fora o "herói" a continuar a luta contra os preconceitos e ilusões humanos (política, religião) da época, desfazendo máscaras e mostrando valores racionais, humanos, sociais, ui... "Nietzsche é um dos autores mais controversos na história da filosofia moderna" no mesmo passo maluco e ponto final.